Como escolher um microfone para a sua sala de reuniões?

Ouvir e ser ouvido é o mandamento principal de qualquer conferência. Mas para isso acontecer convém estar munido de equipamentos que proporcionem uma boa qualidade de captação de som. Escolha os melhores microfones para conferência e não comprometa a sua comunicação em reuniões presenciais ou remotas.

Dos microfones com fios aos microfones wireless, microfones de teto a microfones de mesa, ou até a sistemas microfones para conferências com mais ou menos funcionalidades, há inúmeras opções no mercado. Mas sabe como escolher um? O ponto de partida passa sempre por pensar na dimensão da sala em questão, sem esquecer também o número máximo de pessoas que podem participar simultaneamente numa conferência ou videoconferência. A seguir é conferir funcionalidades e extras que, apesar de para uns parecerem add-ons supérfluos, a verdade é que para outros se revelam bastantes úteis dado o contexto da organização e as necessidades identificadas.

Entre as soluções disponíveis há desde as mais simples plug and play às instalações mais complexas. No entanto, convém que a característica base seja a facilidade de utilização para evitar criar qualquer tipo de dúvida ou constrangimento na hora H, comprometendo a eficácia da comunicação. Confira a seguir os vários tipos de microfones existentes e tome uma decisão em consciência com base nas suas necessidades: 

Microfones com fios: a fiabilidade é sua característica principal. Há inúmeras opções de microfones inovadores com ampla captação de som que nunca o deixarão ficar mal.

Microfones sem fios: os fios causam sempre embaraço. Se pudermos abdicar deles, os cabos são sempre dispensáveis. Qualquer solução wireless confere mais liberdade e flexibilidade ao utilizador, sendo por isso  muito mais versátil. Podem também representar uma solução mais económica, uma vez que são soluções mais fáceis de se transportar entre salas, permitindo que o microfone da sala 1 amanhã esteja na sala 2.

Microfones Plug and play: liga-se o microfone e está pronto a usar. É assim mesmo: fácil e simples. Cada vez mais o utilizador procura soluções plug and play porque são mais intuitivas e oferecem uma utilização rápida, sem configurações ou necessidade de formação. 

Sistemas multimédia para conferências: estes sistemas permitem combinar a função do seu microfone com extras bastante úteis em conferências. Pode adicionar por exemplo um sistema de tradução simultânea para que cada participante acompanhe a conferência no seu próprio idioma, ou um sistema de votação, entre outras possibilidades.

Sistemas custom: nesta categoria o céu é o limite. Pode configurar desde cores a botões extras, tipo de instalação, acabamentos, etc. Pode fundir a sua solução com o seu espaço e criar uma solução única e à medida para si com cada detalhe pensado ao pormenor.

Onde instalar o seu microfone de conferência?

Não menos importante do que satisfazer as necessidades identificadas é a conjugação dos microfones com a estética e design do espaço. Nesse aspeto o utilizador tem à sua disposição diferentes formatos de instalação:

Microfones de mesa: há duas possibilidades nesta categoria, ou os microfones tradicionais de haste ou os microfones de alta voz com captação omnidirecional. Os de haste pressupõem a instalação de uma unidade por cada pessoa e é das melhores opções para reuniões de qualquer dimensão. Normalmente a sua haste é flexível e adapta-se a qualquer pessoa, garantindo uma ótima captação do som independentemente da sua estatura, dado que a distância entre o utilizador e o microfone é sempre possível de ajustar. Já os de microfones de alta voz são ideais para reuniões de pequena a média dimensão, sendo sempre aconselhável conferir as características técnicas dos produtos, uma vez que alguns oferecem melhor performance que outros.

Microfones de teto: são microfones que garantem uma cobertura considerável e um aspeto super clean da sua sala de reuniões. Nada de fios ou equipamentos sobre a mesa, tornando-se num equipamento quase impercetível que cumpre a sua função sem que nos apercebamos da presença dele. Para se conseguir uma cobertura mais eficaz pode-se conjugar a instalação de mais do que um microfone de teto, em detrimento do espaço/número de participantes estimados.

Microfones de encastrar: permitem uma instalação totalmente integrada no mobiliário da sala e quase não se dá por eles a não ser que se ativem. Elegantes e discretos estes microfones são os mais solicitados em salas executivas ou boardrooms das administrações de empresas.

Microfone de lapela: é mais usado para oradores que necessitem de mãos livres para demos ou apresentações. Recomenda-se a sua utilização em workshops, auditórios, ou ambientes de estúdios de tv por exemplo, sendo que para melhores resultados é aconselhável que os locais em questão disponham de uma boa acústica. Deve-se posicionar entre o tórax e a garganta e evitar qualquer tipo de obstrução com a roupa porque isso limitará a qualidade do som.

Quando a tecnologia se encontra com a comunicação falamos de sistemas inovadores que nos permitem avançar. As nossas marcas de microfones proporcionam um avanço para si e para o seu negócio, um passo em frente rumo ao sucesso com base numa comunicação eficiente. Consulte-nos!

Fechar
Abrir
Comparar Limpar Tudo

Utilizamos cookies para fornecer e melhorar o nosso serviço, incluindo as suas preferências e as páginas que procura. Ao usar o nosso site, você concorda com isso.
Por favor clique aqui para mais informações. Saber mais

Aceitar